Durante quase dois anos fui responsável pela conta da Kellogg’s numa agência de propaganda multinacional. Cada produto tinha uma enxurrada de regras o que fazia da minha rotina um conflito sem fim. A questão central: nós, Brasileiros, gostamos de comer Sucrilhos à tarde, em frente a TV, tipo snack. Mas a Kellogg’s queria porque queria que o cereal preferido fosse Corn Flakes, e tinha porque tinha de ser consumido no café da manhã. Mr. Kellogg’s se achava o mensageiro da alimentação saudável, que era a americana, óbvio. Bom, milhões de reuniões estressantes depois acabamos recomendando a única ferramenta de marketing capaz de modificar ou criar novos costumes por aqui: novela na TV Globo. Apesar que a audiência já não é mais a mesma, ainda se copia tudo o que aparece nas novelas. Então lá foi o insosso do Corn Flakes, cumprir sua missão “educativa”. Na época o cliente esnobou as pesquisas, o pãozinho na chapa, os horários e, principalmente, o paladar dos consumidores. Claro que não deu certo. Hoje o Brasil tá na crista da onda. Por isso me lembrei da crista do Galo Cornelius. Hoje, a regra do jogo é outra. E o futuro, à tapioca pertence! (RL)
Americanização da tapioca
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