Profissões 2

Texto da minha filha de 12 anos. (RM)

Eu tenho toda minha vida esquematizada. Vou ser atriz de teatro musical e estudo para isso. Bom, pelo menos eu tento, perco muito tempo com o colégio. Nunca gostei de nenhum colégio e olhe que já estudei em muitos. Os colégios são feitos para crianças que não tem dificuldades. Sou DDA então sempre tive dificuldade e poucas vezes achei que a escola quis me ajudar. Os colégios hoje te ensinam a competir, a vencer. Não te educam pra vida mas para o vestibular. Comecei a trabalhar com 9 anos e descobri que muito mais importante que o resultado, é o esforço. Com a escola conheci o fracasso. Com o trabalho o reconhecimento. Fracassar antes de vencer foi a maior lição que aprendi. Hoje não tenho medo dos meus erros, sei que uma hora ou outra vou aprender, vou conseguir. Tive a sorte de descobrir o que eu amo e perceber que posso fazer outras coisas onde me saio melhor que no colégio. Muitas crianças não tem essa sorte, aprendem apenas o fracasso. Acham que valem tanto quanto a nota do boletim, quase nada. Na maioria das vezes o boletim me dá uma nota muito abaixo do meu valor. Uma vez uma professora me disse que eu nunca seria nada. Espero encontrar essa professora daqui uns 10 anos e mostrar que se dependesse dela eu realmente não seria nada. Por sorte encontrei outras pessoas que me ajudaram e me ensinaram. A maioria delas não conheci no colégio.  

Categorias: Uncategorized

Autor:reparei

"Se podes olhar, vê. Se podes Ver, repara." (José Saramago)

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

6 Comentários em “Profissões 2”

  1. VIRGINIA PRADO
    24/10/2011 às 21:01 #

    É isso aí!!!!!

  2. Ada
    24/10/2011 às 21:01 #

    Não preciso nem dizer o quanto eu amo essa menina!!!

  3. Bernardo
    24/10/2011 às 21:01 #

    Queridas autoras do Profissões 1e2,gostaria de parabeniza-las pelos textos escritos, realmente inspiradores. Apenas os li e repassei a minha filha mais velha e a minha esposa para que pudessem refletir sobre suas idéias e posicionamentos. Espero que muitos mais possam ler para refletir sobre um tema tão importante: educação! O papel das escolas dos mestres e ds todos os envolvidos no processo.
    Aguardo ansioso a publicação do profissões 3!!!!
    Mamae e papai, parabéns, educar antes de tudo é gerar consciência, provocar a curiosidade… Mas preparem-se bem para as discussões em família pois diante de tamanha capacidade de argumentação os embates prometem, rsrsrs

  4. Luciana Südickum Raymundo Laska
    24/10/2011 às 21:01 #

    Minhas palavras são para ratificar as outras tantas vezes que disse: Parabéns pela linda família!
    Parabéns às meninas, que hoje escreveram melhor que muita gente grande!
    Beijos

  5. Bruna
    24/10/2011 às 21:01 #

    Nossa, impressionante a qualidade dos textos! O posicionamento delas em relação a escola, educação, valores.. Parabens mesmo! alem de lindas sao inteligentissimas!

  6. Teresa
    24/10/2011 às 21:01 #

    Sem palavras, esse texto reflete o pensamento lúcido e centrado de uma menina que tinha tudo pra ter baixa-estima por causa da certificação escolar… Eu tenho um exemplo desses aqui em casa, mas esse é bem mais prático. Ele simplesmente rebate: “Se eu já trabalho e ganho mais dinheiro que .vc e grande parte das pessoas, pra que serve a minha formação escolar? Por que eu não posso passar direto pra um supletivo e diminuir esse tempo de sofrimento?” e eu sinceramente não sei o que responder…porque cultura e conhecimento geral ele seguramente não está aprendendo na escola. Como disse a Bella, o que se parende é pra vestibular, e só. Parabéns pela clareza e riqueza das idéias!!!! Bjs mil a essas famílias tão talentosas!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: