Receita de uma infância feliz

Uma das lembranças que mais gosto da minha infância é de quando íamos na casa da minha vó. Não sei se era bem assim, mas tenho registrado que ela sempre estava cozinhando, em qualquer horário do dia. Eu gostava especialmente do momento em que passávamos pelo portão e eu tentava descobrir o que ela estava fazendo só pelo aroma. Hoje até fecho os olhos para lembrar melhor, de tão bom que era. Já da minha casa, a lembrança que tenho é do bolo quentinho e daquele cheiro delicioso invadindo a casa inteira. Na Páscoa, quando fui para Curitiba, minha cunhada fez Madeleine. Nem minha vó, nem minha mãe, nunca fizeram Madeleine. Mas mesmo assim – por alguma razão que Freud há de explicar – lembrei da minha infância. E desde então tenho tentado reproduzir essa sensação, sem sucesso: é mais fácil comprar urânio que forminhas de Madeleine. Por coincidência minha cunhada viajou e trouxe as fominhas para mim. Chegaram na segunda. Ontem, no fim da tarde, abandonei tudo e fui para cozinha, fazer Madeleine. A da minha cunhada dá de 10 na minha, mas não importa. O que importa é que minha casa foi tomada pelo perfume da infância. Ontem, curti a lembrança e a saudade. E nem precisei fechar os olhos. (RM)

Tags:, , , ,

Categorias: Uncategorized

Autor:reparei

"Se podes olhar, vê. Se podes Ver, repara." (José Saramago)

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

2 Comentários em “Receita de uma infância feliz”

  1. Cris Herold
    23/05/2012 às 21:01 #

    O que vale é começar a buscar a Madeleine… Um dia ela chega! A propósito, quando puder leia A Morte do Gourmet, é sobre lembranças e sabores…

  2. 25/05/2012 às 21:01 #

    Madeleine é a melhor coisa do UNIVERSO!! Pergunta pra Giovanna o quanto eu comi em NY!!!! haha amo demais, tem que fazer umas 20 pra mim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: